imprimir

Notícias

Proposta sobre tributação de dividendo está em fase "embrionária"

03/12/2014

O projeto de lei que trata da incidência de imposto de renda sobre dividendos e juros sobre capital próprio está em fase inicial no Congresso e não se trata de uma iniciativa do governo federal, afirmou nesta terça-feira à Reuters um dos autores da proposta que tem deixado agentes financeiros apreensivos nos últimos dias.

"Não é uma posição do governo (federal), mas de dois parlamentares. O projeto está em fase bem embrionária de discussão, e os próprios autores entendem que como medida pontual tem muito menos força do que em uma reforma tributária mais ampla", disse o deputado Renato Simões (PT-SP). Ele assina o texto da projeto de lei com o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), atual ministro de Relações Institucionais.

De acordo com Simões, que faz parte do grupo de trabalho de Legislação Tributária Nacional da Câmara, o projeto finalizado em março ainda não foi avaliado por nenhuma comissão permanente na Casa. E considerando o calendário no Congresso Nacional, ele não vê tempo hábil para uma avaliação da proposta ainda neste ano.

O projeto de lei dispõe sobre a incidência de imposto de renda sobre "juros pagos e creditados individualmente a titular, sócios ou acionistas a título de capital próprio, sobre a distribuição de lucros e dividendos pagos e creditados pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado". A proposta reverteria as mudanças sobre a cobrança de dividendos promovidas em 1995 e 2006.

No texto, os autores citam que a distribuição de juros sobre capital próprio feita pelas empresas aos seus acionistas no período de 2004 a 2009 totalizou estimados 116,867 bilhões reais, o que permitiu uma redução nas despesas dos encargos tributários das empresas de 39,7 bilhões de reais (Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e Contribuição Social sobre o Lucro), em valores correntes.

Em relação à renúncia fiscal decorrente da isenção da distribuição de lucros e dividendos, a partir de estimativas referentes ao ano-calendário de 2003, os autores da proposta dizem que se a distribuição fosse tributada pela tabela do Imposto de Renda a uma alíquota média efetiva de 15 por cento para o contribuinte residente, o Estado arrecadaria 16,7 bilhões de reais extras em 2009.

Nos últimos dois dias, rumores de que o governo federal poderia incluir tributação em dividendos ou extinguir os juros sobre capital próprio em um aguardado pacote fiscal para ajudar a reequilibrar as contas públicas adicionaram nervosismo no mercado acionário brasileiro. Agentes do mercado ficaram preocupados sobre o potencial efeito da proposta nos resultados de empresas e no fluxo de investimentos para ações locais.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou a jornalistas em Brasília mais cedo nesta terça-feira que não apresentou nenhuma proposta envolvendo tributação de remuneração paga por empresas a acionistas, o que trouxe algum alívio ao Ibovespa, mas não tirou o tema do foco dos investidores.

Em dois dias, o principal índice da Bovespa perdeu mais de 5 por cento, com eventos externos também afetando as operações domésticas.

Em nota a clientes nesta terça-feira, o analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, avaliou que "'penalizar' o mercado com o fim dos juros sobre capital próprio e a tributação dos dividendos, por exemplo, seria a 'pá de cal' na disposição do investidor em correr riscos no mercado acionário".

Simões defendeu a proposta à Reuters, argumentando que busca o modelo de uma tributação progressiva, que tem como princípio assegurar a igualdade entre agentes econômicos. Ele disse que atualmente no Brasil se paga pouco imposto sobre transação financeira e de capital e que é plenamente compatível que grandes conglomerados paguem mais.

O deputado reconheceu que não existe política em que todos ganhem e que é legítimo que hoje quem é privilegiado em matéria tributária defenda seu ponto de vista, enquanto o projeto busca fazer isso do ponto de vista da parcela da população que não tem poder de influência.

Notícias

Receita Federal cria a DME
23/11/17
PRORROGAÇÃO DO REFIS É PUBLICADA EM EDIÇÃO EXTRA DO DIÁRIO OFICIAL
03/11/17
COMO PREVER A INADIMPLÊNCIA? SAIBA TUDO SOBRE PROVISÃO E PERDAS DE INADIMPLENTES
03/11/17
Governo divulga CNPJ suspensos e orienta regularização de MEI
27/10/17
QUAL A DIFERENÇA ENTRE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE?
20/10/17
SUA EMPRESA NÃO LUCRA? SAIBA OS MOTIVOS
17/10/17
RECEITA FEDERAL PRORROGA PRAZO PARA ADESÃO AO PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA – PERT
09/10/17
ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE DE UM CONTADOR EM UMA EMPRESA?
05/10/17
RECEITA PRETENDE DOBRAR AUTUAÇÕES DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM 2017
28/09/17
DESCUBRA COMO FAZER O CÁLCULO DAS FÉRIAS PROPORCIONAIS CORRETAMENTE
26/09/17
CONTAGEM DOS PRAZOS DO AVISO PRÉVIO
26/09/17
INCENTIVOS FISCAIS: SAIBA COMO USÁ-LOS E FAÇA SEU NEGÓCIO CRESCER
25/09/17
QUAIS OS OBJETIVOS DO eSocial?
20/09/17
HOMOLOGAÇÃO DAS RESCISÕES
19/09/17
7 DICAS INFALÍVEIS PARA REDUZIR DESPESAS NA SUA EMPRESA
06/09/17
Novo título imobiliário tem isenção no Imposto de Renda e prazo de 2 anos
04/09/17Uma nova alternativa de aplicação financeira atrelada ao mercado imobiliário estará disponível ao investidor em breve.
Brasil se candidata para sediar o Congresso Mundial de Contadores em 2022
04/09/17
Focus eleva expectativa para crescimento do PIB em 2017
04/09/17Economistas consultados pelo Banco Central passaram a ver crescimento do Produto Interno Bruto este ano de 0,50 por cento, ante 0,39 por cento anteriormente
Receita Federal regulamenta tributação de remessas ao exterior
30/08/17Instrução Normativa (IN) RFB nº 1732/2017 trata do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF)
Prazo para adesão ao Refis será estendido
30/08/17Acerto entre deputados e governo prevê condições mais benéficas para devedores
Vantagens de terceirizar seu departamento contábil
28/08/17
Você sabe quais são as faltas justificadas que são permitidas por lei?
17/08/17
O prazo para declaração do ITR 2017 já começou, confira as mudanças !
16/08/17
Simples Nacional: novo limite não contempla o ICMS e o ISS
07/08/17Optantes terão de recolher o ICMS e o ISS em guia separada quando a receita superar o valor de R$ 3,6 milhões.
Governo deve enviar novo projeto sobre reoneração da folha de pagamentos
07/08/17Presidente Michel Temer se reuniu neste domingo com ministros e presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira.
Ministra do STF dá 5 dias para Temer enviar explicações sobre aumento do combustível
04/08/17Rosa Weber é relatora, no Supremo Tribunal Federal, de ação movida pelo PT contra o reajuste.
Balança comercial brasileira tem melhor julho da história
02/08/17O saldo positivo do mês superou o recorde de julho de 2006
Decreto do governo reduz alíquota do PIS/Cofins sobre o etanol
01/08/17Mudança na tributação gera uma redução de R$ 0,08 por litro do combustível. Regras para gasolina e diesel não foram alteradas
Empresas eram abertas para burlar Fisco, falir e lavar dinheiro, aponta PF
01/08/17Chamadas de operacionais, elas acumulam dívidas milionárias com a Receita Federal e irregularidades trabalhistas
Para ser anjo será preciso pagar imposto de renda
28/07/17Norma da Receita Federal determina que investidor não se enquadra como um sócio típico da empresa