imprimir

Notícias

Empresários tentam derrubar proposta para novo imposto

10/06/2016

Brasília – O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, afirmou ontem, que a carga tributária é “altíssima” no Brasil, e que o governo não vai resolver a situação fiscal se decidir elevar impostos. A uma plateia composta pelo presidente em exercício, Michel Temer (PMDB,) e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, Skaf defendeu que o aprimoramento dos mecanismos de arrecadação e a busca de passivos que estão até o momento “perdidos”.

A Fiesp organizou ontem a comitiva de empresários na forma de manifesto em favor da retomada do crescimento da economia brasileira. “Aumentar impostos no momento em que empresas estão feridas significará aumentar a inadimplência”, disse Skaf, argumentando que há outros caminhos para buscar receitas. O presidente da Fiesp também classificou a taxa básica de juros vigente no Brasil, de 14,25% ao ano, de “absurda” e sugeriu que a Selic seja reduzida. “Há necessidade de haver crédito”, afirmou.

Skaf fez, ainda, defesa das concessões, dizendo que elas “não só criariam infraestrutura, mas também gerariam emprego”. Ele pediu “medidas emergenciais” para recuperar a confiança e destravar os investimentos, que descartem aumento de impostos. Entre as propostas, o industrial citou a redução dos juros, a ampliação do crédito e o estímulo às exportações. “Sendo atendidos esses pontos macroeconômicos, vamos retomar a confiança”, disse.

O presidente da Fiesp afirmou também que é preciso separar a crise política da crise econômica. No evento com empresários e o presidente em exercício no Palácio do Planalto, ele disse que não pretendia fazer reivindicações. “Estamos aqui para reiterar a crença e o amor que temos pelo Brasil, pela nação brasileira. É fundamental, para que possamos retomar crescimento, a confiança”, disse.

“Em primeiro lugar, temos de separar a crise política da econômica. É necessário que a crise política siga seu trilho para que se resolva, mas a crise econômica tem que ter trilho separado para que se retome o crescimento”, defendeu Skaf. Além de Temer e os empresários, acompanharam o discurso o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco, e o ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Marcos Pereira.

Skaf destacou que, para que o Brasil saia da crise, é preciso retomar o crescimento. “Se o governo precisa de mais arrecadação, ministro Meirelles, a solução é o crescimento. Se precisamos gerar empregos, precisamos de crescimento”, afirmou. Para isso, é preciso que haja retomada da confiança, defendeu o presidente da Fiesp. “Nós todos estamos à disposição, trabalhando noite e dia, sábados, domingos e feriados, para a retomada do crescimento no Brasil”, acrescentou Skaf, aplaudido pela plateia de empresários.

AJUSTE DIFÍCIL O ajuste fiscal no Brasil será um processo lento e bastante difícil, segundo Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do conselho de administração do grupo siderúrgico Gerdau, de Porto Alegre. O empresário participou ontem de evento em São Paulo promovido pelo Instituto Aço Brasil. “Um ajuste fiscal brasileiro é um processo lento e bastante difícil porque é muito dinheiro que está desbalanceado”, justificou ele, que estava na plateia e pediu a palavra durante painel que tratava da difícil situação enfrentada pela indústria.
Para Gerdau, o Brasil tem “só duas saídas: investir em infraestrutura e na exportação”. Ele afirmou que “o modelo de subsídios se esgotou” e reforçou que a indústria precisa ser fortalecida, por meio das exportações sobretudo, para que o País volte a crescer. “O momento político precisa entender que é preciso retomar o crescimento”, observou.

Jorge Gerdau criticou duramente o nível do juro básico da economia no país e chamou de “loucura” o patamar da taxa nacional. Em suas palavras, o alto nível do “custo do dinheiro inviabiliza a competitividade”. Ele citou que levando em conta um ranking global de juro real (em que a inflação é descontada), o Brasil lidera com folga a listagem apresentando taxa de 7%.

Notícias

Receita Federal cria a DME
23/11/17
PRORROGAÇÃO DO REFIS É PUBLICADA EM EDIÇÃO EXTRA DO DIÁRIO OFICIAL
03/11/17
COMO PREVER A INADIMPLÊNCIA? SAIBA TUDO SOBRE PROVISÃO E PERDAS DE INADIMPLENTES
03/11/17
Governo divulga CNPJ suspensos e orienta regularização de MEI
27/10/17
QUAL A DIFERENÇA ENTRE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE?
20/10/17
SUA EMPRESA NÃO LUCRA? SAIBA OS MOTIVOS
17/10/17
RECEITA FEDERAL PRORROGA PRAZO PARA ADESÃO AO PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA – PERT
09/10/17
ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE DE UM CONTADOR EM UMA EMPRESA?
05/10/17
RECEITA PRETENDE DOBRAR AUTUAÇÕES DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM 2017
28/09/17
DESCUBRA COMO FAZER O CÁLCULO DAS FÉRIAS PROPORCIONAIS CORRETAMENTE
26/09/17
CONTAGEM DOS PRAZOS DO AVISO PRÉVIO
26/09/17
INCENTIVOS FISCAIS: SAIBA COMO USÁ-LOS E FAÇA SEU NEGÓCIO CRESCER
25/09/17
QUAIS OS OBJETIVOS DO eSocial?
20/09/17
HOMOLOGAÇÃO DAS RESCISÕES
19/09/17
7 DICAS INFALÍVEIS PARA REDUZIR DESPESAS NA SUA EMPRESA
06/09/17
Novo título imobiliário tem isenção no Imposto de Renda e prazo de 2 anos
04/09/17Uma nova alternativa de aplicação financeira atrelada ao mercado imobiliário estará disponível ao investidor em breve.
Brasil se candidata para sediar o Congresso Mundial de Contadores em 2022
04/09/17
Focus eleva expectativa para crescimento do PIB em 2017
04/09/17Economistas consultados pelo Banco Central passaram a ver crescimento do Produto Interno Bruto este ano de 0,50 por cento, ante 0,39 por cento anteriormente
Receita Federal regulamenta tributação de remessas ao exterior
30/08/17Instrução Normativa (IN) RFB nº 1732/2017 trata do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF)
Prazo para adesão ao Refis será estendido
30/08/17Acerto entre deputados e governo prevê condições mais benéficas para devedores
Vantagens de terceirizar seu departamento contábil
28/08/17
Você sabe quais são as faltas justificadas que são permitidas por lei?
17/08/17
O prazo para declaração do ITR 2017 já começou, confira as mudanças !
16/08/17
Simples Nacional: novo limite não contempla o ICMS e o ISS
07/08/17Optantes terão de recolher o ICMS e o ISS em guia separada quando a receita superar o valor de R$ 3,6 milhões.
Governo deve enviar novo projeto sobre reoneração da folha de pagamentos
07/08/17Presidente Michel Temer se reuniu neste domingo com ministros e presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira.
Ministra do STF dá 5 dias para Temer enviar explicações sobre aumento do combustível
04/08/17Rosa Weber é relatora, no Supremo Tribunal Federal, de ação movida pelo PT contra o reajuste.
Balança comercial brasileira tem melhor julho da história
02/08/17O saldo positivo do mês superou o recorde de julho de 2006
Decreto do governo reduz alíquota do PIS/Cofins sobre o etanol
01/08/17Mudança na tributação gera uma redução de R$ 0,08 por litro do combustível. Regras para gasolina e diesel não foram alteradas
Empresas eram abertas para burlar Fisco, falir e lavar dinheiro, aponta PF
01/08/17Chamadas de operacionais, elas acumulam dívidas milionárias com a Receita Federal e irregularidades trabalhistas
Para ser anjo será preciso pagar imposto de renda
28/07/17Norma da Receita Federal determina que investidor não se enquadra como um sócio típico da empresa